data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriele Pedroso (Arquivo Pessoal)
Anunciado em junho como promessa de recuperação das estradas estaduais em péssimas condições, o Plano de Obras do governo do Estado ainda não chegou a algumas rodovias da região. O Diário cobrou do governo qual a previsão de início da recuperação, já que os motoristas continuam sofrendo com a buraqueira em rodovias como a ERS-640, entre São Vicente do Sul e Rosário do Sul, que passa por Cacequi.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que já houve tapa-buracos em alguns trechos, como na ERS-241, de Cacequi em direção a Rosário do Sul, e na ERS-377, de São Francisco de Assis a Santiago.
Quais profissões mais empregaram e mais demitiram em Santa Maria
A nova promessa do Daer é que, em breve, as máquinas estarão na pista para tapar buracos e recuperar trechos em estradas muito precárias, como a ERS-640, que passa por Cacequi, e na ERS-168, de Santiago a São Luiz Gonzaga.
VÍDEO: teste flagra perigo e demora no trânsito do 'Trevo do Fórum'
O caixa de posto de combustíveis Ronaldo Porscha Rodrigues, de São Vicente do Sul, diz que a situação da ERS-241 e, principalmente, da ERS-640, entre São Vicente do Sul, Cacequi e Rosário do Sul, é horrível, com a estrada quase intransitável.
- A gente não consegue andar 50 metros sem buracos. Tem lugares que a gente tem de parar o carro para poder passar pelas crateras. Outro dia, um motorista de Santa Catarina passou aqui pelo posto e, como não conhecia a estrada, em pouco tempo depois voltou com o carro guinchado, pois estourou dois pneus de um lado. Até o movimento aqui no posto baixou, pois muita gente só viaja para Cacequi quando realmente precisa, pois se sai à noite ou em dia de chuva, arrisca ficar no caminho - comenta Rodrigues.